A perda de um companheiro é dolorosa para toda a família – e isso inclui os pets que continuam com a gente. Apesar de muitas vezes silencioso, o luto entre animais é real. Cães e gatos são seres sensíveis, capazes de criar laços profundos, e quando esses vínculos são rompidos, eles também sentem a ausência e sofrem.
Os cães são extremamente ligados às pessoas e a outros animais da casa. Quando passam pelo luto, podem apresentar mudanças comportamentais, como falta de apetite, apatia, isolamento, ansiedade, latidos excessivos e agressividade.
Apesar da fama de mais independentes, os gatos também são profundamente afetivos e sentem a perda. Eles podem passar por fases muito semelhantes às que nós vivemos: isolamento, busca pelo companheiro ausente, falta de apetite e carência fora do padrão. Gatos lidam com o luto de forma muito particular e, às vezes, sutil.
Como ajudar seu pet a lidar com o luto?
O luto exige acolhimento – e isso também vale para os pets. Aqui vão algumas atitudes que podem ajudar:
- Mantenha a rotina: alimentação, brincadeiras e horários trazem segurança emocional.
- Ofereça mais atenção: carinho, presença e contato fazem o pet se sentir menos sozinho.
- Deixe o tempo agir: não force reações e respeite o tempo de cada um.
O mais importante é entender que o luto dos animais não é menos legítimo que o nosso. Eles também sentem, sofrem e precisam ser amparados!